Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - sábado, 27 de abril de 2024

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
67371
Por Efemérides - Nelson Vianna - 27/4/2011 07:59:21
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

27 de abril

1834 – Em parecer apresentado à Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, fica sendo considerado nesta Vila, na categoria de Praça, sômente o largo da Matriz, de ambos os lados, da Igreja até à propriedade de Caetano de Medeiros Lima. Localizava-se esta propriedade entre o atual sobrado da praça Dr. Chaves, que faz esquina com a rua Dr. Velloso, e o outro sobrado, também na praça Dr. Chaves, que faz esquina m a rua Simeão Ribeiro. Na gestão do cel José Pinheiro Neves, isto é, na primeira Câmara Municipal, foi a referida propriedade adquirida pela quantia e 430$000 pela Municipalidade, a fim de servir de cadeia, tendo o dinheiro correspondente sido emprestado pelo Presidente, o mesmo José Pinheiro Neves.
185 — O cel. João Antônio Maria Versiani requer à Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas licença para construir uma casa junto ao sobrado pertencente a seu pai — o de n.° 99, da atual rua cel. Celestino —- que se acha situado no fundo da Matriz, pelo lado direito. Atualmente o referido sobrado é o mais antigo da cidade de Montes Claros.
1884 - O “Correio do Norte” desta data noticia que acaba de ser aposentado, com o ordenado proporcional ao tempo liquido de serviço efetivo no magistério público, dezesseis anos, um mês e quinze dias, o tte. Ezeguias Teixeira de Carvalho, professor da extinta cadeira de Latim e de Francês, na cidade de Montes Claros.
1923— Por ato do Govêrno do Estado, o prof. Alvaro Prates é nomeado para o cargo de Diretor do Grupo Escolar Gonçalves Chaves, em substituição ao prof.Carlos Catão Prates, que se aposentou.
— Por ato do Govêrno do Estado, o dr. Olavo de Simas Enéas é nomeado para o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Montes Claros, em substituição ao dr. Carlos Maciello.
1925 - Nasce, em Montes Claros, o dr. Paulo Chaves Corrêa, filho de Raul Corrêa de Sousa e dona Francisca Chaves Corrêa. Fêz os cursos primário e secundário em sua cidade natal, bacharelando-se pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, a 8 de dezembro de 1948. Foi telegrafista, de 1936 a janeiro de 1946; Oficial Administrativo da Delegacia Regional do Imposto de Renda, de janeiro de 1946 até agôsto de 1948; Advogado do Centro dos Choferes de Belo Horizonte, de• outubro de 1952 a fevereiro de 1956; Redator-Forense do “Diário de Minas”, de 1954 a 1956, desempenhando as mesmas funções em “Fôlha de Minas”, desde Redator da “Jurisprudência Mineira”, desde 1957. É advogado militante, com escritório em Belo Horizonte.
1929 — A “Gazeta do Norte” desta data noticia que S. S. O Papa Pio XI, acaba de desmembrar o território Bispado de Montes Claros, criando, a Prelazia de Paracatu.
1947 — Manoel Tolentino assume as funções de Coletor Federal, em Montes Claros, por permuta de cargo com antigo Coletor das Rendas Federais neste municipio Onérides Silveira de Oliveira Andrade, que passa a ser Coletor Federal, no município de Pará de Minas, de que era titular o primeiro.
_ Falece em Belo Borizonte. Antônio Lucas Machado. Nasceu da cidade de Jardim, Ceará, a 22 de abril 1902, filho de José Lucas Ferreira Machado e Joaquina Alvares Couto. Bastante jovem ainda, transferiu sua residência para Mato Verde, no Estado de Minas, onde se entregou às atividades comerciais se casou com dona Tercília Pinheiro Machado. Mudando-se depois para a cidade de Montes Claros, aqui se estabeleceu no comércio.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Ivana Ferrante Rebello
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
montesclaros.com
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira