Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministros do Supremo lamentam a morte de Teori; expectativa é de quem tocará o processo da Lava Jato

Sexta 20/01/17 - 9h

Colegas no Supremo Tribunal Federal lamentaram a morte do ministro Teori e afirmaram que o processo da Lava Jato, do qual Teori era relator, não pode parar. Marco Aurélio Mello foi o autor da declaração mais incisiva. O ministro disse que os processos urgentes sob a responsabilidade de Teori “devem ser imediatamente redistribuídos".
REDISTRIBUIÇÃO
Segundo o artigo 38 do regimento do STF, quem, em princípio, deveria assumir os trabalhos de Teori seria o ministro que herdar o seu posto, indicado pelo presidente Michel Temer. Mas o artigo 68 do mesmo regimento prevê que a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, pode determinar a redistribuição dos casos urgentes.
HOMOLOGAÇÃO
Nos últimos meses, Teori estava empenhado na análise da delação premiada dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, o mais importante acordo celebrado pela operação até aqui, e que aguarda homologação. Com a morte do ministro, a homologação deve atrasar, já que, quem assumir o processo, terá de estudá-lo. Em manifestação ontem, Cármen Lúcia não indicou o que pretende fazer. Ela apenas lamentou a morte de Teori.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais